terça-feira, 15 de julho de 2014

Graça Braga lança álbum em homenagem a Candeia dia 15 de julho no Teatro Rival

Graça Braga canta Candeia (1935 - 1978), um dos ícones do samba carioca homenageado no show de lançamento do álbum da cantora no Teatro Rival, Rio de Janeiro, intitulado: ‘Dia de Graça -  O Samba de Candeia’. O show será realizado no dia 15 de julho, às 19h30. A direção musical do disco é do arranjador Everson Pessoa, do grupo Quinteto em Branco e Preto, e a produção de Thiago Marques Luiz.  Participações de Marcos Sacramento, Gabriel Cavalcante, Zezé Motta e Wilson Moreira

"É uma honra homenagear Candeia no Rio. Sempre fui sua fã. Marca um momento muito especial da minha carreira. Foi feito com capricho. Difícil foi selecionar as músicas do mestre, com um repertório tão vasto, recheado de preciosidades”, diz a cantora, que antes dessa sua estreia num palco no Rio, foi convidada para sair no bloco Timoneiros da Viola que fez uma homenagem a Candeia no Carnaval deste ano .  Ouça Graça Braga cantando Candeia: http://200.147.3.221/#/album/graca-braga/dia-de-graca-samba-de-candeia/30109

FAIXAS DO CD DIA DE GRAÇA – O SAMBA DE CANDEIA:
1. Dia de Graça (Candeia)
2. O Último Bloco (Candeia)
3. Minha Gente do Morro (Candeia e Jaime)
4. De Qualquer Maneira (Candeia) - com Leci Brandão
5. Pintura sem Arte (Candeia)
6. Coisas Banais (Candeia e Paulinho da Viola) - com Marcos Sacramento
7. Sorriso Antigo (Candeia e Aldecy)
8. Cabocla Jurema (Candeia)
9. Era Quase Madrugada (Candeia)
10. Acalentava (Candeia)
11. Me Alucina (Candeia e Wilson Moreira)
12. Criança Louca (Candeia)
13. Paixão Segundo Eu (Candeia)
14. Brinde ao Cansaço (Candeia)

Família musical

O tributo a um dos baluartes da Portela, escola de samba do coração de Graça Braga no Rio, traz Leci Brandão numa participação especial na faixa De Qualquer Maneira (Candeia). Já Marcos Sacramento foi o convidado no samba Coisas Banais (Candeia e Paulinho da Viola). O disco, gravado pela Lua Music, tem 14 faixas.

Dona de uma voz forte e marcante, Graça Braga faz do seu cantar uma missão. Teve o privilégio de nascer numa família de músicos em Pirajuí, interior paulista, antes de se mudar para a capital do Estado. Os tios dela formavam um regional, a mãe cantava e tocava violão. E a tia Marinês foi, por 30 anos, porta-bandeira da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, agremiação em que cantora também desfilou por cerca de 20 anos.

Sob a influência de grandes nomes da MPB e do universo do samba, como Elizeth Cardoso, Elza Soares, Clara Nunes, Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Roberto Ribeiro e outros, a menina Graça Braga começou a soltar a voz aos 13 anos. E não parou mais.Tanta intimidade e pulsação levaram o coração dela a bater no mais brasileiro dos ritmos: o samba. E foi dessa forma que iniciou sua carreira de intérprete em diversas casas com música ao vivo.

Eclética

Graça Braga vive hoje uma fase especial com quase 40 anos de carreira. Amadureceu e seu talento a levou abrir portas em vários ritmos com sua voz imponente de contralto. Com um estilo próprio, que contagia e emociona quando canta o melhor da obra de grandes nomes da MPB, como Elizeth Cardoso, Roberto Ribeiro, Gonzaguinha, Alcione, Candeia, Martinho da Vila, Elza Soares, Elis Regina, Paulo César Pinheiro, entre outros.

Eclética, teve um ano agitado em 2013, quando cantou clássicos de Vinicius de Moraes no centenário do poetinha; homenageou Clara Nunes também quando completou 30 anos da morte da sambista carioca e levou Candeia em sua turnê de shows.

A indicação da coletânea Herivelto Martins - 100 anos em 2013 ao Grammy Latin, que concorreu ao melhor disco da MPB, também contribuiu para projetar o trabalho de Graça Braga, que cantou a faixa Praça Onze. Este disco, gravado em 2012, apresentou gravações inéditas de 16 músicas de Herivelto, em sua maioria sambas-canção, lançados nos anos 40 e 50. Atraiu vozes da MPB, como Emílio Santiago, Cauby Peixoto, Jair Rodrigues, Fagner, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Alaíde Costa, Tetê Espíndola, Vânia Bastos, entre outros.

SERVIÇO:
Show: Graça Braga canta Candeia
Local: Teatro Rival Petrobras
Dia:    15/07 – Terça-feira, às 19h30
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia – Tel: 2240-4469

(Informações da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: