sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lendário álbum 'Smile', dos Beach Boys, será lançado mundialmente em outubro pela Capitol/EMI

Com a participação de todos os Beach Boys originais, Al Jardine, Mike Love e Brian Wilson, a Capitol/EMI reuniu e compilou, pela primeira vez, as lendárias sessões originais de 1966-1967 da banda para o nunca concluído álbum SMiLE. Hoje, a Capitol/EMI tem o prazer de anunciar, para o dia 31 de outubro de 2011 o lançamento internacional aguardado há tempos, de The SMiLE Sessions, em múltiplos formatos físicos e digitais. A arte gráfica e repertórios completos eram inéditos até hoje, seguindo o mistério do que a revista Rolling Stone chamou de ‘o álbum não terminado mais famoso da história do rock ‘n roll’.

Em inúmeras sessões, entre a primavera de 1966 e o verão de 1967 (no hemisfério norte), The Beach Boys gravou um punhado de canções e rascunhos do que seria SMiLE, o sucessor da obra-prima Pet Sounds. Porém, as fitas foram arquivadas e o álbum nunca foi lançado. Retirado das masters originais, The SMiLE Sessions apresenta uma visão profunda e privilegiada das gravações do enigmático petardo dos Beach Boys, que atingiu um status mítico para os fãs de música mundo afora.

No Brasil, The SMiLE Sessions será lançado apenas no formato box com 2 CDs. Em outros países, estarão disponíveis o álbum duplo em vinil, disco digital e iTunes LP. Todos eles apresentam uma aproximação com o que deveria ser o álbum SMiLE completo, compilado a partir das masters das sessões originais dos Beach Boys. O material adicional inclui demos e mixagens em estéreo.

Uma versão expandida do box The SMiLE Sessions será lançada física e digitalmente, apresentando as faixas de SMiLE mais quatro CDs de áudio adicional das sessões, um set com vinil duplo e dois singles em vinil de 7”. O box deluxe terá ainda um livro de capa dura com 60 páginas de fotos raras e inéditas, memorabilia da banda e ensaios escritos pelos integrantes Al Jardine, Mike Love, Brian Wilson, e Bruce Johnston, além do historiador que acompanha a trajetória dos Beach Boys, Domenic Priore, entre outras pessoas relacionadas a eles.

Produzido por Brian Wilson, Mark Linett, Alan Boyd e Dennis Wolfe, em Los Angeles, todas as configurações físicas e digitais de The SMiLE Sessions incluem o essencial, enquanto os box sets vão mais fundo nas sessões, mostrando versões iniciais, takes alternativos, faixas instrumentais ou apenas vocais e até conversas no estúdio. Os lançamentos convidam o ouvinte para uma experiência dentro do estúdio de criação do álbum, com a visão do produtor, cantor e baixista Brian Wilson dando a direção, enquanto ele guia os companheiros, o vocalista Mike Love, o baterista Dennis Wilson, os guitarristas Carl Wilson e Al Jardine e o então mais novo membro da banda Bruce Johnston (que substituiu Brian Wilson na turnê de 1965) pelas lendárias sessões.

O material gráfico de todos os formatos foi inspirado pelas criações do artista beat-pop Frank Holmes para o projeto original do LP SMiLE, em 1967.

Os Beach Boys estão abraçando a tecnologia e a colaboração coletiva (crowdsourcing) para produzir os primeiros vídeos oficiais para Good Vibrations e Heroes And Villains a partir da parceria com Tongal.com, líder em soluções criativas em plataformas sociais. Na primeira iniciativa musical da ferramenta, os fãs podem colaborar ajudando a criar esses vídeos. O projeto tem início hoje e consiste em duas fases: conceitual (em que os fãs dão ideias em no máximo 250 caracteres) e o vídeo em si (os cinco conceitos mais votados pelos usuários serão produzidos em vídeo, com a condição de que sejam idéias originais, independente de como será a realização delas – animação, filme e etc). Prêmios em dinheiro e até uma prancha longboard Hobie autografada serão dados aos vencedores.

O box set The SMiLE Sessions inclui também detalhes sobre a Operation Smile, uma organização de caridade internacional que dedica-se, desde 1982, a devolver o sorriso a crianças que nascem com deformidades faciais, por meio de cirurgias.

Quando a Capitol/EMI e os Beach Boys anunciaram planos de lançar The SMiLE Sessions em 2011, as notícias se espalharam rapidamente. Sobre o álbum, o Pitchfork disse: “SMiLE é possivelmente o mais lendário na história do rock”; a Billboard proclamou o futuro lançamento como “um evento que a musica pop e os fãs esperavam desde o Verão do Amor”; o Washington Post chamou SMiLE de ‘o mais lendário álbum não lançado de todos os tempos’.

Os maiores esforços estão sendo feitos pelos Beach Boys, os produtores e a Capitol/EMI para oferecer aos fãs os elementos vitais e mais fascinantes de SMiLE. Apesar disso, não há dúvidas de que, nos últimos 40 anos, pedaços das sessões e partes de bootlegs tenham sido trocados por eles. Como foi ditto pelo jornal Detroit Metro Times, ‘nenhum álbum, lançado ou não, gerou uma relação tão pessoal com seu público do que este, partindo da observação de que duas pessoas jamais terão a mesma concepção sobre seu conteúdo e propósito.’

Com Good Vibrations, que teve uma longa sequência de hits e é o álbum mais vendido dos Beach Boys, Brian Wilson começou a criar canções em módulos, compondo seções individuais que, mais tarde, seriam editadas para construir um todo coerente. Com rajadas intensas de energia criativa, Wilson, trabalhou em cima do talento dos melhores músicos de estúdio de Los Angeles, se utilizou dos melhores recursos dos estúdios disponíveis e entregou dezenas de fragmentos musicais, todos pensados para funcionarem juntos, em quaisquer combinações possíveis. Isso nunca tinha sido feito por ninguém na musica pop e a empreitada seguinte seria um álbum inteiro neste estilo único de expressão: SMiLE.

Em 1965, Brian Wilson conheceu o tecladista e compositor Van Dyke Parks. Notando sua eloquência, percebeu que poderia incorporar aos temas dos Beach Boys um caráter consciente, que definiria os anos 60. A parceria entre eles pode ser vista nas principais canções de SMiLE, incluindo Heroes and Villains e no single seguinte Good Vibrations. Wilson e Parks também seriam coautores de Surf's Up, Vega-Tables, Cabin Essence, Do You Like Worms, Wonderful e Wind Chimes, entre outras de SMiLE.  Outra colaboração de Parks foi sugerir a Frank Holmes criar a arte da capa e do livreto interpretando as letras do álbum.

A razão de o álbum não ter sido lançado em 1967 tem a ver com os negócios ofuscarem o lado criativo do projeto. No final de 1966, The Beach Boys abriu o selo Brother Records, inicialmente para produzir outros artistas. Logo, entretanto, a banda se viu envolvida em uma ação judicial com a Capitol Records, pelo fato de terem, na época, o objetivo de se tornarem a um dos maiores vendedores de disco independentes, em seu próprio selo. O grupo segurou Heroes And Villains e anunciou que, em vez desta canção, trabalhariam Vega-tables, faixa gravada com recursos próprios da banda, em abril de 1967, já em seu selo. Em julho do mesmo ano, a Capitol Records concordou em distribuir projetos do Brothers Records e ambas as partes concordaram que SMiLE não seria mais o próximo álbum dos Beach Boys.

The Beach Boys e a Capitol/EMI vão comemorar os 50 anos da banda em 2012. Planos de lançamentos e outras atividades especiais ainda serão anunciados.

“Surf's up, aboard a tidal wave, come about hard and join the young and often spring you gave. I heard the word, wonderful thing... a children's song...”

- de “Surf's Up” (Brian Wilson/Van Dyke Parks)

Para mais informações sobre The Beach Boys, visite: www.thebeachboys.com

(Informações da Assessoria de Imprensa)

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