sábado, 25 de dezembro de 2010

Regra de Três lança 4 músicas inéditas para download gratuito


Trios Brasileiros é um projeto que promove a nossa riquíssima música instrumental. Selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural, o TB selecionou 3 grandes representantes do instrumental nacional, gravou suas apresentações e lança, para download gratuito, 4 obras de cada um dos trios, que são: Nenê Trio, Regra de Três e Triálogo.

Essa semana o lançamento é do Regra de Três. O trio costuma compor e gravar em prazos curtos e dessa vez não foi diferente. Em duas semanas as 4 músicas estavam prontas.

Quando Lupa Santiago compôs “Constantinopla”, logo fez arranjo para 3 metais. Pouco tempo depois achou que ficava ainda melhor na guitarra, mudou a ideia original e incorporou a música no repertório do Regra de Três.

“Justa Causa” é inspirada em “Just Friends”, standard do jazz de John Klenner e Sam M. Lewis, cujo trio “toma emprestado” a harmonia mudando toda a melodia da música.

“Previsão de Preguiça” é auto-explicativa, basta ouvir o delicioso balanço dessa peça já nos primeiros acordes.

Das 4 músicas lançadas, apenas “Marrom” já tinha sido composta. “Ela já tem uns 12 anos e eu sempre quis gravá-la com esse trio” – conta Lupa Santiago. Essa valsa-jazz muito inspirada tem uma curiosidade, ser uma composição fora dos padrões, com uma quantidade de compassos menor do que o convencional.

Regra de Três 
Regra de três é um modo de descobrir valores incógnitos a partir de valores conhecidos. Para o trio isto significa buscar um conceito sonoro próprio, ou seja, uma música inovadora e contemporânea. Lupa Santiago (guitarra), Bob Wyatt (bateria) e Sizao Machado (baixo acústico) são músicos renomados e talentosos que integram ou já integraram importantes grupos da música brasileira. Encontraram-se no ‘Regra de Três’ para criar e executar composições baseadas no Free Jazz e na música experimental; sempre atentos às referências rítmicas brasileiras e do jazz tradicional ou contemporâneo.


(Informações da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: