segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Minissérie 'O pagador de promessas', de 1988, é lançada em DVD


Um homem, um burro e a fé. Esta trinca é a base da história de “O pagador de promessas”, minissérie em oito capítulos exibida pela Rede Globo em 1988 e que chega agora em DVD, lançado pela Globo Marcas em parceria com a Som Livre. O homem em questão é Zé, interpretado por José Mayer; o burro é Nicolau, que está à beira da morte; e a fé faz o simplório lavrador carregar uma cruz do interior baiano à capital, Salvador, em retribuição ao milagre da cura de seu animal por Santa Bárbara.

“É uma das obras mais lindas da dramaturgia brasileira, expressão da nossa religiosidade profunda em que se misturam catolicismo, umbanda e candomblé para contar a saga heroica de Zé do Burro. É um exemplar testemunho de fé, honradez e obstinação”, diz José Mayer. Ele conta que, naquela época, ao saber que a minissérie seria produzida, pediu ao autor, Dias Gomes, para fazer um teste para o papel. “Fiz a famosa cena da escadaria da igreja, um longo monólogo em que Zé relata o milagre de Santa Bárbara. Fui aprovado e viajei para Monte Santo, no sertão baiano, para sentir de perto o que era a vida do homem sertanejo”, relembra o ator.

Ao chegar à igreja, em Salvador, Zé do Burro precisa lidar com a incompreensão de padre Olavo (Walmor Chagas), que tranca a porta e o acusa de herege – já que a promessa para curar o animal havia sido feita em um ritual de candomblé. Além disso, o lavrador vê sua mulher, Rosa (Denise Milfont), ser seduzida pelo gigolô Bonitão (Nelson Xavier). A minissérie foi baseada na peça homônima, escrita por Dias Gomes e encenada pela primeira vez em 1960. Ela também foi adaptada para o cinema por Anselmo Duarte, dois anos mais tarde.

José Mayer se recorda de como se entregou de corpo e alma a Zé do Burro. “Trabalhar com animais ou crianças dá muito trabalho. Para conseguir a obediência do burro Nicolau, houve um dia em que eu o adulei tanto com milho e rapadura que ele ficou a ponto de explodir. Mas Nicolau teve sorte, foi salvo pelo veterinário e nem precisou faltar às gravações. Não me lembro de ter sido tão obstinado e persistente na busca de um personagem”, comenta o ator.

No elenco de “O pagador de promessas”, que marcou a estreia de Tizuka Yamasaki na direção de um produto para a TV, estão Joana Fomm, Mário Lago, Carlos Eduardo Dolabella, Guilherme Fontes, Osmar Prado, Stênio Garcia e Diogo Vilela, entre outros.

(Informações da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: