No último dia 14 de setembro foi divulgada a lista dos indicados à 12° edição do Grammy Latino (prêmio de maior prestígio da indústria fonográfica latino-americana). A gravadora Azul Music recebeu com entusiasmo a nomeação de dois de seus artistas: o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, concorrendo ao "Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras" com Sinfonias & Batuques e a pianista carioca Clara Sverner com o CD Chopin: "Melhor Álbum de Música Clássica".
Esta não é a primeira vez que Naná e Clara são indicados ao Grammy Latino. Em 2007, Clara concorreu com o álbum Mozart- Volume 3 e Naná com o álbum Trilhas. A nomeação confimou que suas obras já fazem parte da história musical do Brasil.
Um dos mais aclamados nomes da percussão brasileira, oito vezes eleito melhor percussionista do mundo pela conceituada revista norte-americana Downbeat, Naná Vasconcelos, praticamente dispensa apresentações. Concorre neste ano com seu mais recente álbum Sinfonias & Batuques, onde reúne elementos da música brasileira de raiz e ritmos tradicionais em construções musicais inovadoras. Sinfonias & Batuques talvez seja o trabalho mais experimental de Naná. Nele, o percussionista traz poéticas melodias, onde harmoniza sua inesgotável criatividade em arranjos de cordas, sopros, vozes e percussão. Homenageia Milton Nascimento, toca "piscina" (percutindo suas mãos na superficie da água) e apresenta sua filha Luz Morena - de 9 anos - como compositora e pianista. Um trabalho inventivo e exuberante, que demonstra porque Naná é uma referência absoluta da percussão em todo o mundo.
Após duas décadas dedicadas ao resgate da memória de compositores brasileiros como Glauco Velasquez, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, a pianista Clara Sverner gravou a prestigiada integral das Sonatas de Mozart, projeto com cinco álbuns e uma caixa especial, que foi concluído em 2009. Aclamada pela crítica como uma das maiores pianistas brasileiras da atualidade, Clara sempre teve uma imensa afinidade com o universo de Chopin, como se “minha alma interpretasse a sua”, nas palavras da artista. Gravado em Potton Hall, Londres, em um dos mais renomados estúdios europeus para produções de música erudita, Chopin por Clara Sverner, traz à luz interpretações de rara sensibilidade: peças intensas, romantismo e melodias esplêndidas. Um registro memorável, preciso e de grande emotividade, para a obra sempre atual do "poeta do piano”, como dizia Schumann.
A cerimônia será realizada no dia 10 de novembro no Mandalay Bay Events Center em Las Vegas e será transmitida em rede nacional nos Estados Unidos, pela Univision. Os ápodem ser encontrados nas melhores lojas e também através do site: www.estiloazul.com.br
(Informações da Assessoria de Imprensa)
Entrevista com Eduardo de Moraes - Frontman do Finis Africae
-
A Finis Africae é um grupo musical brasiliense dos anos 1980. Sempre
cultuada por um público fiel, eles emplacaram sucessos como "Ética", "Van
Gogh" (Rod...
Nenhum comentário:
Postar um comentário