De seu primeiro e muito elogiado disco solo, “Bordado” (2007), Rodrigo Maranhão trouxe para seu novo trabalho, além do já inconfundível estilo de compor e cantar brasileiro e minimalista (no sentido da depuração), a variedade de ritmos e gêneros. Variedade calcada nas duas grandes veredas da música brasileira: o samba (urbano) e o baião (rural). Mas se lá, em “Bordado”, ele apresentou quase um manifesto pelo direito de sua geração de continuar a fazer simplesmente uma música brasileira ampla, neste “Passageiro”, mais maduro, o cantor e compositor põe tudo em dúvida, questiona ritmos e gêneros, é ora metalinguístico, ora onírico. Sempre e ainda surpreendente.
Acompanhado de seu violão e de Nando Duarte (violão de 7 cordas), Marcelo Caldi (acordeom), Thiaguinho da Serrinha (percussão e cavaquinho) e o produtor e arranjador convidado Zé Nogueira (flautas, sax e sopros), Rodrigo apresentará músicas do novo disco, como o baião “Sonho”, o xote “Maria sem vergonha”, a malemolente “Camaleão”, a bela “Valsa Lisérgica”, parceria com Pedro Luis, a cadência desconcertante de “Samba Quadrado” e a explosiva “Fogo no Paiol”, que bebe na fonte do Banga, bloco criado por ele que também terá uma homenagem no show. O set ainda inclui canções de outros trabalhos e sucessos de sua autoria, como “Bordado”, “Recado”, “Todo Dia”, “Interior”, “Samba de um minuto” (gravado por Roberta Sá) e “Caminho das Águas” (vencedora do Grammy, gravada por Maria Rita), além de algumas surpresas.
Sempre ampliando seu campo de atuação, Teresa Cristina voa mais alto com "Mel hor assim", DVD com 26 canções inéditas em sua voz. Este é o trabalho mais autoral dessa artista, em que predominam canções compostas por ela, sozinha; além de três em parceria com Edu Krieger, Lula Queiroga e Arlindo Cruz. A versão em CD reúne sete delas, a maioria gravada ao vivo em show realizado no dia 27 de outubro de 2009, no teatro do Espaço Tom Jobim, no Rio, com direção musical do mestre Paulão 7 Cordas.
Teresa quer fugir do rótulo de estrela do samba da Lapa e surpreende compondo e interpretando canções que vão além do universo do samba, como o baião "Capitão do mato" e a linda canção de ninar "Lembrança" (ambas dela mesma); um clássico da dor-de-cotovelo (em duo com sua mãe, Dona Hilda), o samba-canção "Orgulho" (Waldir Rocha/Nelson Wedernkind), sucesso de Ângela Maria; e o fox-blues "A história de Lily Braun" (Edu Lobo/Chico Buarque), com uma sensualidade e um glamour que contrastam com a tragédia de "O meu guri", outra obra-prima de Chico, registrada por ela anteriormente.
Serviço:
Data: Sábado, 25 de setembro de 2010
1º Show: Rodrigo Maranhão
2º Show: Teresa Cristina
Local: Circo Voador (Rua dos Arcos, S/N – Lapa/ RJ – 2533-0354)
Abertura dos portões: 22h
Ingresso: R$ 50,00 / R$ 25,00 (meia-entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Capacidade: 2.000 pessoas
Classificação: 18 anos (de 12 a 17, somente acompanhado dos pais)
Bilheterias: terça a quinta: das 12h às 19h; sexta: das 12h às 24h (exceto feriados) e sábado: 1h antes do evento.
Web: www.ingresso.com
Mais informações:
Assessoria Circo Voador - Vivien Drumond
(21) 2533-0354 - Ramal: 219
Nextel: (21) 7853-0411 ID: 16541*14
Nenhum comentário:
Postar um comentário